quinta-feira, 13 de agosto de 2009

PopCine - Depoimentos

“Caro Secretário:

Enfim, alguém decidiu organizar o encaminhamento do "cinema digital".

Já faz quatro anos que discuto as diferenças entre o "cinema comercial" (submetido às necessidades comerciais dos grandes estúdios) e a "difusão cultural".

Nos últimos tempos, ando irritado sobre o assunto. Em aulas e palestras tenho sido enfático. Em palestra no Congresso da FIAF, disse que enquanto o Governo quer discutir apenas o "mercado", eu iria falar sobre "políticas culturais", de inserção social e cultural.

Do jeito que o mercado ficou, com um desenho voltado às classes A e B dos grandes centros urbanos, o cinema nacional não vai conseguir crescer, tomar seus espaços. É uma batalha por um espaço onde não é querido. Tem que se formar novas platéias, tem que nacionalizar o público em espaços favoráveis.

Na década de 70/80, a "nacionalização" veio das classes mais baixas para cima. Tornou-se possíveis lançar filmes nacionais mais elaborados com sucesso. Lembre-se de "Pixote", "Eles não usam black-tie", "Os anos JK", "Bye-bye, Brasil", "Doramundo", "Das tripas coração", "Cabaret Mineiro". Se não alcançavam números estratosféricos, eram muito bem vistos, muito bem discutidos, chegando aos melhores cinemas (porém, desde aquele tempo, estes filmes não funcionavam nos poucos shoppings centers existentes, como o Iguatemi, o Continental, o Ibirapuera, o Barrashopping, o Itália de Curitiba...).

Tem que iniciar o trabalho, de novo, como fizemos no cineclubismo dos anos 70. Formar mentalidade, público e mão-de-obra. Foi o caminho da Embrafilme, que com todos os seus problemas, teve sucesso em termos de mercado. Para se chegar a isto, não se começou pela super-estrutura do mercado.

Espero que tenha muito sucesso na implantação de suas novas salas. Estou à sua disposição para o que precisar, inclusive para apontar alternativas de tecnologias e fornecimentos”...

“Considero que tal projeto continua, cada vez mais, uma prioridade.
O mercado arranja-se por si próprio, abre-se cinemas onde a rentabilidade é mais propícia.
Esta mecânica,perfeitamente adequada a circulação de produtos comerciais, cria, contudo, um distanciamento com as populações de baixa renda que não tem dinheiro para ir ao cinema. Muitas vezes, não tem sequer dinheiro para sobreviver.
O Estado deve intervir na formação de salas que permitam a esta população o prazer e a formação cultural que o cinema propicia.
Essa é a verdadeira proposta de um cineclubismo.
Boa sorte em seus novos pontos.
Tem um monte de gente torcendo, a começar pelo Paulo Emílio e pelo Dante.

Mais uma vez, parabéns pela decisão acertada.

Um grande abraço.”

Luiz Gonzaga Assis Deluca
Vice Presidente da Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (FENEEC)
Diretor de Relações Institucionais do Grupo Severiano Ribeiro

Autor do livro “Cinema Digital: um novo cinema?”.
Ed. Imprensa Oficial – São Paulo – 2004


Cidades e bairros


“Fiquei muito satisfeito com a planta baixa do Projeto que recebi. Reafirmo a importância deste projeto para a nossa região e a expectativa é grande entre os nossos jovens carentes. Com certeza este projeto abrirá oportunidade de trabalho e renda que é o foco maior do nosso Projeto de Desenvolvimento Local, a Câmara de Animação Econômica Itaim Paulista/Curuçá. Aguardo ansioso encaminhamento e conclusão rápida deste projeto tão importante para a nossa região”.

Diógenes Sandim
SubPrefeito
Itaim Paulista / Curuçá
Capital


“O projeto PopCine, entre outros méritos, é um instrumento extraordinário de diálogo e integração da administração pública com a população”.

Fábio Lepique
SubPrefeito
Vila Mariana
Capital


"POPcine é uma possibilidade real para a difusão de produções audiovisuais, importante tanto para os produtores independentes quanto para a população excluída destes conteúdos, seja por morar longe do centro das grandes cidades, seja por morar longe das grandes cidades, pondo em prática uma política pública que funciona em rede."

Fernando Luiz Zanetti
Presidente do Grupo Circus – Circuito de Interação de Redes Sociais
Assis


“O Circuito Pop Cine, além de popularizar o acesso ao cinema, valoriza e divulga a produção cinematográfica nacional. Esperamos que a Secretaria de Estado da Cultura se sensibilize pela importância da continuidade do projeto.”

Prof. José Gualberto Tuga Martins Angerami
Prefeito Municipal
Bauru
José Augusto Ribeiro Vinagre
Secretário Municipal de Cultura
Bauru


"Consideramos o projeto POPcine uma feliz iniciativa do CPCine com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura. Manifestamos, desde a primeira hora, a intenção de receber uma sala em nosso Município e, desde então, vimos procurando meios para que essa idéia se efetive."

Luiz Roberto de Oliveira
Secretário Municipal de Cultura de Botucatu
Botucatu


“A qualidade do que se oferece à população, em matéria de cultura, depende, em grande parte, de boas parcerias. Esta com o PopCine é uma delas.”
Afonso Macchione Neto
Prefeito Municipal
Botucatu

“O projeto PopCine veio completar a oferta de oportunidades de contato com a cultura que temos oferecido à população. Antes do PopCine não tínhamos nada ainda relacionado ao cinema.”
Lígia Torchetti Ferreira
Coordenadora Municipal de Cultura
Catanduva


“É com imenso prazer que tomamos conhecimento do Projeto Popcine. Nosso município ficaria muito honrado com a celebração de convênio em prol da execução de referido projeto. Contamos com os esforços necessários nesse sentido. Aguardamos e esperamos deferimento.”

Fabio Regino Sacco
Secretario de Cultura, Esportes e Turismo
Itapetininga


“Jaú aguarda ansiosamente a implantação do projeto na cidade. O Pop Cine democratiza o acesso à sétima arte.”
Lucy Rossi
Secretária de Cultura e Turismo
Jaú


“Reiteramos o interesse da cidade de Limeira em ter aqui uma unidade do Pop Cine. Temos também um local previsto com possibilidade para a instalação do mesmo, já visitado por representantes do Projeto.O nosso interesse, compartilhado pelo Prefeito Municipal, Sílvio Félix, depende do andamento das ações, do que precisaremos fazer no tocante às adaptações necessárias do local e do tempo que isso demanda, dada a tramitação burocrática naturalmente existente no Poder Público. Cumprimento a Secretaria de Estado da Cultura pela iniciativa de abraçar Projeto tão relevante.”

José Farid Zaine
Secretário Municipal da Cultura
Limeira

“Manifestamos nosso interesse em estar recebendo o projeto Pop Cine, sendo que Marília tem tradição, pois mantemos com muita dificuldade, em local não apropriado e equipamentos inadequados, o mais antigo Clube de Cinema do Brasil, que foi fundado em 12 de outubro de 1952.”

Iara Regina Pauli
Secretária Municipal de Cultura e Turismo
Marília


“Mais cultura, mais lazer e o resgate de uma história, com o retorno do cinema a Palmital: Isto é Pop Cine!”

Ismênia Mendes Morais
Diretora de Educação, Cultura, Esportes e Turismo
Palmital


"O Pop Cine configurou-se na mais importante iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura no desenvolvimento de políticas públicas para a democratização do acesso ao cinema. Presidente Prudente aguarda ansiosa a continuidade do projeto e a efetiva instalação de uma ou mais salas em nossa cidade."

Fábio Nougueira
Secretário Municipal de Cultura
Presidente Prudente


“Santa Bárbara d'Oeste já está comprometida e entusiasmada com o projeto PopCine, juntamente com o Centro de Promoção do Cinema e a Secretaria de Estado da Cultura, Já estamos selecionando o local para a implantação da sala de cinema em nossa cidade.”

José Benedito Varela
Secretário Municipal de Cultura
Santa Bárbara d'Oeste


“Acredito ser o projeto POP CINE, um belo exemplo de ação concreta para popularização e acessibilidade do cidadão comum ao cinema, cada vez mais visto como mero objeto comercial. Outro diferencial do projeto é o de tentar fugir das máfias da distribuição, fazendo com que os "possíveis exibidores" sejam contemplados, mesmo não pertencendo aos "feudos" estabelecidos. A Coordenadoria de Cinema da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Santos apoia e incentiva a idéia.”

Nívio Mota
Coordenador de Cinema
Diretor/programador – Cine Arte Posto 4
Diretor do MISS – Museu da Imagem e do Som de Santos
Santos


“Criar acesso da juventude ao cinema brasileiro é positivo em qualquer situação. O Programa Pop Cine ao levar para todo o interior do Estado essa proposta, é muito pertinente e oportuno”.

Pedro Ganga
Secretário Municipal de Cultura
São José do Rio Preto


“Envio-lhe a cópia do ofício que recebemos como resposta à nossa indagação, referente ao Projeto POPCINE. Ficamos entristecidos por saber que este projeto pode não vir a ser implantado em Taubaté e nos demais municípios que o pleiteiam.

Solicitamos, portanto, que interceda para a continuação do Projeto, haja vista que, como bem é de seu conhecimento, esta é uma forma de enaltecer a cultura e, sobretudo o cinema brasileiro em nosso Estado.

Ressaltamos, ainda, que pode contar com nosso apoio e nos propomos a protocolar uma Moção de Apelo à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, se necessário.”

Profª Pollyana Gama
Vereadora
Taubaté

“A Universidade de Taubaté apóia o projeto Pop Cine, porque acredita na promoção da cultura como elemento de transformação da realidade e no Cinema como instrumento para formação de uma nova consciência: mais rica, diversa e crítica.”

Profa. Dra. Maria Lucila Junqueira Barbosa
Reitora da Universidade de Taubaté


“Confirmamos a seleção do local, no Espaço Cultural de Vinhedo, para a instalação de nossa sala PopCine. Reiteramos nossa satisfação de participar desse extraordinário projeto de política cultural.”

Edilson Caldeira
Secretário de Cultura e Turismo
Vinhedo


Outros Estados


“Pretendemos criar uma ONG para gerenciar o projeto no estado e estimular o mercado audiovisual. A abrangência do projeto é todo o estado de Pernambuco (+ Fernando de Noronha) e estamos costurando uma parceria com o Governo do estado de Pernambuco.”

João Otávio Aureliano Maia
Roberto Santos Filho
Cara de Cão Filmes
Pernambuco

“Queremos estabelecer junto ao CPCine e ao projeto Pop Cine uma relação de parceria para implementação em Belo Horizonte do modelo de salas de exibição digital em cada uma das nove regiões administrativas da cidade.”

Patrícia Lamego Carvalho
Mia Athayde
Instituto Artivisão
Minas Gerais


Entidades


“No Brasil, como em todo o mundo, estamos observando profundas mudanças em todos os segmentos do audiovisual, provocadas pela convergência tecnológica e outros fatores. Não e exagero reconhecer que vivemos o começo de uma nova era,com novos formatos e novos atores. O PopCine e uma das iniciativas mais importantes desse novo tempo, e começa a exercer influencia em vários estados brasileiros que se valem do seu exemplo e da sua experiência para ampliar o espaço da produção independente.”

Geraldo Moraes
Presidente da Coalizão Brasileira pela Diversidade Cultural
Diretor do Congresso Brasileiro de Cinema - CBC


“O Popcine é uma muito bem pensada atualização do movimento cineclubista, e tem tudo para ser uma das melhores iniciativas para a divulgação do cinema brasileiro e formação de platéias. Enfim, um circuito popular e independente! Parabéns!”

Ícaro Martins
Presidente da Associação Paulista de Cineastas – APACI


“A Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas parabeniza V. Sª. pelo importante trabalho realizado no POP CINE. Em um país tão carente de alternativas culturais, este projeto vem ocupando um espaço essencial, dando acesso para uma população marginada, na periferia dos grandes centros urbanos, a uma programação cinematográfica de qualidade. Mais que formar público sensível ao cinema brasileiro, o POP CINE valoriza a auto-estima coletiva e o sentimento de cidadania deste público, uma vez que exibe um cinema que fala sua mesma língua e trata de uma realidade muito próxima a ele.”

Guigo Pádua
Presidente Nacional da ABD – Associação Brasileira de Documentaristas


“O Circuito Popular de Cinema - Pop Cine é uma iniciativa, que objetiva levar o cinema aos bairros de periferia de grandes cidades e a cidades do interior a preços acessíveis, que não possuem salas de exibição nem acesso às produções audiovisuais. É mais uma iniciativa democrática e moderna que conta com o apoio e participação do Conselho Nacional de Cineclubes”.

Antonio Claudino de Jesus
Presidente do Conselho Nacional de Cineclubes - CNC
Vice Presidente da Federação Internacional de Cineclubes - FICC

Nenhum comentário:

Postar um comentário